Com ativista brasileira, políticas de juventude ganham novo rumo em iniciativa global
- algodogenerolab
- 5 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Por: Ariele Lima
A ativista e gestora pública Natalia Tsuyama Cócolo, de Belo Horizonte, foi uma das 15 lideranças jovens selecionadas globalmente para integrar a Youth & Social Innovation Initiative, uma nova frente de trabalho da Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social. O lançamento oficial da iniciativa aconteceu na Cúpula da Fundação Schwab, realizada entre 19 e 21 de junho em Seul, com o apoio de gigantes como SAP e Hyundai Motor Company.

Durante os próximos três anos, essa iniciativa vai reunir jovens inovadores sociais, empreendedores já premiados, investidores e importantes formuladores de políticas. O objetivo central é reposicionar a juventude como protagonista nas decisões que moldarão o futuro da inovação social, com foco especial no acesso a capital, no reconhecimento institucional e na saúde mental — desafios que são particularmente presentes em países do Sul Global, como é o caso do Brasil.
"Essa iniciativa busca transformar o ecossistema, não apenas apoiar indivíduos. É sobre mudar as regras do jogo para que jovens tenham acesso real a recursos, reconhecimento e bem-estar enquanto lideram soluções para os desafios sociais mais urgentes”, explicou Natalia Cócolo, ressaltando a abrangência e o impacto esperado do programa.
Durante o evento na capital sul-coreana, os participantes debateram e elaboraram propostas concretas sobre três pilares fundamentais: novos modelos de financiamento adaptados à realidade de jovens empreendedores; campanhas eficazes de valorização da juventude como liderança legítima; e a integração da saúde mental como um pilar central para a sustentabilidade da ação social.

A iniciativa não para por aí. Ela também vai desenvolver e disseminar globalmente materiais estratégicos, incluindo manuais práticos (playbooks), estudos de caso detalhados, vídeos informativos e articulações políticas. O objetivo é claro: impactar diretamente as práticas de fundações, aceleradoras, empresas e governos. A atuação da brasileira pode se tornar uma fonte crucial de inspiração para a criação de políticas públicas e estratégias privadas mais justas e verdadeiramente inclusivas para o Brasil, marcando um avanço na superação das taxas de desemprego, invisibilidade política e desigualdades territoriais.
Sobre a Youth & Social Innovation Initiative |
A Fundação Schwab é ligada ao Fórum Econômico Mundial e atua há mais de duas décadas no apoio a lideranças que impulsionam mudanças sistêmicas por meio de soluções sociais inovadoras. Eles fazem isso identificando e apoiando empreendedores sociais em todo o mundo. Muitos desses empreendedores são jovens ou trabalham com a juventude, desenvolvendo soluções para desafios sociais em áreas como educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. |




Comentários